segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Princípio 01: Basear as decisões numa filosofia de longo prazo, mesmo tendo que sacrificar objetivos de curto prazo

Frase totalmente clichê, já ouvida pelo menos umas dez vezes na sua vida, caro leitor: "Você só é bom no que faz quando gosta do que faz".
Se eu sou bom ou não no que faço, acho que só os anos (e os resultado, os benditos resultados) dirão. Mas cada dia que passa me dou conta que eu gosto mais e mais do que faço. Como um engenheiro de produção, até consigo entender porque a tal profissão parece algo totalmente chato pra quem nunca ouviu falar. Engenharia. Engenheiro. Cálculo. Contas. Blegh!
Foram os japoneses que começaram com essa Engenharia de Produção. Sim, os japoneses. Apesar de eu não ter uma história das melhores com os eles (hshs), sou totalmente deslumbrado pela cultura dos caras. Dedicação é a palavra. Acho que a dedicação é a maior virtude de um ser. Não suporto pessoas desinteressadas, sem objetivo, que deixam a vida levar elas.
Apesar da longa introdução, o real objetivo deste post (e dos próximos 13) é mostrar que toda a filosofia por traz da Engenharia de Produção é amplamente aplicável tanto na vida profissional quanto pessoal. Todos os 14 princípios deste sistema são lógicos, práticos e, quando aplicados, certamente trarão resultados.
"Basear decisões numa filosofia de longo prazo, mesmo tendo que sacrificar objetivos de curto prazo" faz sentido, e muito. Traduz um pouco de mim, pois estou sempre tentando planejar e garantir um futuro, mesmo tendo que sacrificar um pouco do presente. A famosa crise dos vinte poucos (curtir a vida adoidado agora, já, ou se matar trabalhando enquanto tenho folêgo pra construir um futuro) já bateu, e aprendi a conciliar um pouco dos dois.
...
Obviamente eu nunca consigo estar satisfeito, pois sempre penso que deveria estar fazendo um ao invés do outro.
Dammit!

4 comentários:

Leandro CP disse...

"deslumbrado", parcê.
no mais... é.
-pasqualete

Unknown disse...

o futuro não existe. obrigado.

Paulo disse...

Bããã...valeu!

Anônimo disse...

a última frase arruína com todo o resto. heh. e o cagado, como de costume, está certo.

-tudo é uma merda
-o melhor é não fazer sexo
-o futuro não existe